Notícias

AS RELAÇÕES HUMANAS EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES ABORDADAS EM DINÂMICA DE GRUPO
Data de publicação: 22-09-2022

Na parte da tarde do dia 14 de setembro, Miriã Caetano fez a apresentação mais detalhada do programa, além de conduzir a aula "As relações humanas em suas múltiplas dimensões: o indivíduo, a sociedade e o Poder Público”.

Com os conceitos de afeto, compromisso, princípios e disponibilidade, Miriã conduziu a aula através de dinâmicas. Para dividir a turma em três grupos, utilizou bexigas de soprar de cores diferentes. Após soprarem as bexigas, os componentes da turma foram orientados a trocarem-nas entre si e estourarem-nas. Com isso, cada um descobriu qual grupo fazia parte - as bexigas traziam os números um, dois e três. A partir desse momento, os grupos estavam montados. Para cada grupo, uma música foi dedicada: grupo um, "Sal da Terra” (Beto Guedes e Ronaldo Bastos); grupo dois, "Um homem também chora” (Gonzaguinha); e grupo três, "Cidadão” (Lúcio Barbosa).

Após a execução de cada música, alguns dos grupos trouxeram suas impressões, suas compreensões e o que mais lhe tocou a partir da letra da música. A aplicação da dinâmica tem o objetivo de estimular o sentimento de pertencimento entre os participantes, de modo a garantir o compromisso com o curso. Complementando as atividades, foram exibidos dois vídeos para o debate de temas voltados para as relações no trabalho.

"Esse momento é o inicial, no qual o Juspopuli garante, a partir dos conteúdos, a divulgação da missão do escritório em relação ao compromisso com a educação em direitos humanos, e nesse projeto, em específico para a relação de trabalho decente. Utilizamos dinâmicas como metodologia ativa e participativa, cujo objetivo foi despertar a consciência do equilíbrio entre o pensar, sentir e fazer, de forma a estimular cada participante vivenciar as experiências que estão por vir”, destacou Miriã Caetano.


Webmail   Login   Recuperar senha