Psicologia é tema de oficina sobre Direitos Humanos e Mediação de Conflitos no Nordeste de Amaralina
Data de publicação: 24-09-2025
Elementos da Psicologia na atuação de educadores e mediadores foi o tema da oficina de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, realizada hoje (24), pelo Juspopuli – Escritório de Direitos Humanos, no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina.
A atividade foi conduzida pela psicanalista Margareth Leonelli, que ressaltou a importância da escuta no processo de mediação de conflitos. Ela explicou como essa prática favorece a transição do modo competição para o modo cooperação, fortalecendo a construção de relações mais colaborativas na comunidade. Durante a oficina, Margaret compartilhou três experiências de mediação, abordando a administração de conflitos e a escolha de estratégias adequadas para lidar com cada situação específica.
As próximas oficinas acontecem nos dias 01, 08 e 15 de outubro. As oficinas integram o projeto Direitos Humanos e Mediação Popular de Conflitos para a Convivência Comunitária Sustentável, desenvolvido pelo Juspopuli em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Lídice da Mata.